quinta-feira, 21 de abril de 2011

Avatar - Detalhes da Produção (perfeição em azul) [PARTE 2]


Construindo a floresta
A maioria das árvores são feitas a mão, e num movimento brilhante, eles usaram Massive para cobrir o terreno. O cabeça do departamento da Massive, Jon Allitt, mostrou que se eles usam Massive para dizer aos personagens como reagirem a uma multidão, podem dar a planta um pouco de reciocinio baseado no seu crescimento no terreno, podendo então nos mostrar como uma planta poderia crescer.
Allitt escreveu um sistema que permitiu os artistas da Weta (programando) colocar sementes em massa que poderiam fazer isso, como explicado pelo supervisor de efeitos especiais Eric Saindon. "Foi muito interessante. Você poderia atualmente ver o crescimento de uma floresta em tempo real com essa solução e qualquer desenvolvedor do time poderia fazer crescer apenas pintando cores no terreno." Com essa solução elegante, as grandes árvores nasceriam primeiro, e as menores poderiam morrer pelo motivo das grandes árvores tomarem a luz do sol pra si, as menores lutariam pela melhor posição, a terra era coberta nas posições onde era posivel pegar a luz."Isso nos deu a possibilidade de construir variedades simplesmente trocando o numero de "seeds", um termo de programação que significa fazer uma chamada randomica, trocando um numero o qual você pode passar para diferentes resultados.
"Nós gastamos um grande tempo na interface do Maya, criando a possibilidade de qualquer outro membro do time ver o que o outro estava fazendo e o processo de render também, então nós tínhamos a noção exata das coisas," disse Saidon, que trabalhou 3 anos no filme, começando primeiro a descobrir a como fazer as florestas, luz e renderizando isso em grandes ambientes.

"Nós terminamos usando XML's para as nossas cenas, com folhas que definem o que existem para as árvores, vegetação, qualquer coisa que complementa a floresta. Nós pegamos as caixas de filme do Cameron, convertemos aquilo em formato XML, e então, começamos a modelar todas as plantas.
"Muitas das nossas técnicas de modelagem foram procedurais, então nós escrevemos um construtor de árvores do tipo L-System que permitiu a nós construir muitas variedades de árvores, plantas, e vegetação de uma maneira muito eficiente. Os objetos saiam com um sistema de rig, ou seja nós poderíamos fazer efeitos de dinâmica e interações."O resultado era de aproximadamente 2.000 variedades de plantas e árvores vestindo as florestas de Pandora.
Poderiam crescer arbustos de arbustos, e crescer arbustos entrelaçados com todos os outros arbustos, e então indo com efeitos de pintura adicionando folhas, musgo e detalhes de galho entre os arbustos." Com uma floresta tão densa e constante interação com os Na'vi, Avatares, criaturas, humanos e equipamentos, o uso da dinâmica deveria ser solucionado. Isso foi feito por um processo de selecionar qualquer planta em que o personagem tinha contato e escrever um script disso, dentro de minutos, poderiamos substituir todas as plantas selecionadas com plantas dinâmicas que tinham sido simuladas.
"Nós usamos uma série de estruturas para fazer isso," explica Williams. "As estruturas ancoradas para o chão foram completamente substituídas com um programa chamado RnR, que trocava pra fora as estruturas por curvas hierárquicas contruidas para cada planta. O bacana desse sistema RnR é que ele tomaria qualquer força, não apenas uma colisão, então você poderia mesclar com forças do vento e turbulências dando a impressão por exemplo da aterrisagem de um helicóptero, ou a reação de ondas de uma explosão. Foi realmente um rápido caminho para colocar movimento em toda a floresta.


Fonte: link1 / link2

Um comentário: